COLONIZAÇÃO E POLÍTICA: Debates no Final da Escravidão

 

Este livro de história recupera o debate dos barões sobre o café de Vassouras, preenche uma lacuna historiográfica, estimula uma viagem no tempo (1850 a 1888) e permite conhecer um pouco mais sobre o que ocorreu na região de Vassouras quando o império do café viu-se diante da iminente libertação dos escravos (principal mão-de-obra utilizada na lavoura), da necessidade de contratação de imigrantes europeus e modernização de seus processos.

De acordo com as palavras de Cláudia Santos no prefácio, inicialmente interessada em identificar vestígios da presença de imigrantes em Vassouras (RJ), no século XIX, Roselene obtém elementos para recolocar, através de uma nova abordagem, o tema da transição do trabalho escravo para o trabalho livre no Brasil. Além disso, o rastreamento de registros sobre algumas colônias de imigrantes em Vassouras lhe permite discutir a oposição, aceita por algumas interpretações historiográficas, entre a mentalidade retrógrada dos cafeicultores fluminenses e a progressista dos paulistas. Construindo o seu objeto no campo da história política, analisa o contexto da transição a partir dos diferentes projetos para o pós-abolição formulados em Vassouras. Ao mesmo tempo, relaciona o debate ocorrido nesta localidade àquele que se processa na Corte.

Livro de ROSELENE DE CÁSSIA COELHO MARTINS

Editora: Apicuri

R$ 18,00

About these ads
Published in: on setembro 6, 2008 at 2:15 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: http://kitabulivraria.wordpress.com/2008/09/06/colonizacao-e-politica-debates-no-final-da-escravidao/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 37 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: