Afrografias da Memória

etnicos021.jpg

É, meu povo,, dessa vez pensei que a morte me levava.
É…! Então pensei: muito pesquisador já me procurou, querendo que eu contasse a história do Reinaldo do Jatobá. E eu nunca quis. Essa história não está nos livros. Ela está na lembrança, no pensamento, na boca da gente. Mas agora que quase senti a minha hora que os fundamentos estão modificando muito, eu quero contar.

“É com esse apelo que João Lopes, capitão-mor da Irmandade de Nossa Senhora do Rosário, da região de Jatobá, em Belo Horizonte, dirige-se à escritora Leda Martins, pedindo que ela transforme em letra aquilo que é da ordem do corpo, da pulsação e da voz: Histórias do Congado do Reinaldo do Jatobá. É a escritora, tecendo magistralmente os fios da lembrança e do esquecimento, do vivido e do teorizado, constrói estas Afrografias da Memória: grafias da oralitura, transcriações, nesse mundo do livro, das inscrições ágrafas que os congadeiros, em seus rituais, souberam preservar.”
(Lúcia Castello Branco)

Livro de Leda Martins

Edições : Mazza Edições

R$ 30,00

Ano 1997.

Published in: on maio 15, 2007 at 10:46 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://kitabulivraria.wordpress.com/2007/05/15/afrografias-da-memoria/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

