DE AMOR E DESESPERO

O mercado literário americano dos anos 60 foi bombardeado de livros de escritores negros. O pequeno espaço de ficção, conquistado por autores como James Baldwin, cedeu lugar para textos políticos. Estava em cena a revolta negra, liderada por autores ácidos como Stockley Carmichael e Malcolm X, que buscavam a liberdade a qualquer custo para os afro-americanos, cansados de exploração e desrespeito.

Nesse contexto, em 1967, Alice Walker publicou De amor e desespero – histórias de mulheres negras. Trata-se de uma coletânea de treze contos que vem sendo republicada com freqüência desde então, tornando-se leitura obrigatória em estudos universitários sobre a cultura afro-americana.

Esse livro é, não só extremamente belo, mas também um trabalho corajoso. Além de conseguir romper a barreira de ser uma das primeiras escritoras negras a alcançar notoriedade, Walker revelou que a opressão e o desrespeito eram cometidos dentro da própria comunidade negra do sul dos Estados Unidos, tendo como alvo as mulheres. A partir daí, suas obras em prosa e poesia, como A cor púrpura, abordariam situações de violência física e a busca da dignidade.

Em De amor e desespero – histórias de mulheres negras, o leitor encontrará um poético leque de experiências contadas com maestria. São portraits envolventes como o de Rosely, no dia de seu casamento com um muçulmano, cercada de seus quatro filhos, que reza para que a união sem amor e a mudança para Chicago lhe tragam respeitabilidade. Ou da jovem escritora, explorada por seu amante e por seu marido, que elabora uma irônica vingança.

Alice Walker é uma escritora política, autora de romances, coletâneas de poesias e ensaios traduzidos para mais de 20 idiomas.

Livro de Alice Walker

Editora Rocco

R$ 20,00

Anúncios
Published in: on maio 21, 2007 at 10:50 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://kitabulivraria.wordpress.com/2007/05/21/de-amor-e-desespero/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: