Mulheres Invisíveis: A violência conjugal e novas políticas de segurança

capa_mulheres.gif 

“É preciso sinalizar para a sociedade que a violência doméstica é inaceitável, mas não se pode apenas reforçar as providências punitivas. É preciso entender que a cidadania não pode acabar na porta de casa.”

A violência doméstica talvez seja a mais eloqüente evidência de uma violência mais antiga e mais extensa que as mulheres conhecem e sofrem. Vem disfarçada em cotidiano, no qual desaparece, se apaga, encoberta pelas próprias vítimas. Mulheres duplamente feridas: pelo ataque físico e por aquele que impõem a si na tentativa de negar uma realidade. Tornar visível esta violência e suas vítimas requer um trabalho árduo.

Foi este o objetivo de Barbara Musumeci Soares ao escrever MULHERES INVISÍVEIS: VIOLÊNCIA CONJUGAL E NOVAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA. Buscando ir além das soluções já testadas de combate à violência, a autora observou a prática dos Alcóolicos Anônimos como um caminho experimental possível na acolhida e cuidado com as mulheres vítimas de violência. É nesses espaços de ajuda mútua que amadurece o que Barbara conceitua como vitimização afirmativa, um discurso elaborado de dentro, a partir do diálogo, e não de fora, a partir de julgamentos morais e políticos que acabam constituindo a identidade da vítima sem levar em conta sua auto-apreciação.Barbara construiu seu pensamento baseado em sua vivência nos Estados Unidos. Sua intenção é a de contribuir para que este debate entre definitivamente na agenda política brasileira e o problema seja enfrentado de maneira eficaz.

Barbara Musumeci Soares é formada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Antropologia pelo Programa de Pós-graduação em Antropologia Social da mesma universidade e doutora em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (Iuperj). Ocupou o cargo de sub-secretária adjunta de segurança pública do estado do Rio de Janeiro, atuando especificamente no campo da violência doméstica, e foi presidente da Comissão de Segurança da Mulher. Fruto de pesquisa realizada no Brasil e nos Estados Unidos, MULHERES INVISÍVEIS: VIOLÊNCIA CONJUGAL E NOVAS POLÍTICAS DE SEGURANÇA é uma adaptação de sua tese de doutorado.

Livro de Barbara Musumeci Soares

Editora: Civilização Brasileira

R$ 44,00 

Anúncios
Published in: on agosto 16, 2007 at 9:56 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://kitabulivraria.wordpress.com/2007/08/16/mulheres-invisiveis-a-violencia-conjugal-e-novas-politicas-de-seguranca/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: