A confraria da esquina: O que os homens de verdade falam em torno de uma carne queimando

O título muito instigante – A confraria da esquina. O que os homens de verdade falam em torno de uma carne queimando: etnografia de um churrasco de esquina no subúrbio carioca – tem seus simbolismos desvelados ao longo do livro, que podem ser degustados pelo leitor interessado no universo da masculinidade e seus reflexos sociais.

Trata-se de uma dissertação, defendida no mestrado em Ciências Sociais da Uerj que aborda um tema pouco explorado: as pesquisas etnográficas sobre o masculino. O ativista negro e jovem antropólogo Rolf Ribeiro de Souza nos apresenta um quadro, simultaneamente, bem embasado e bem-humorado.

A obra se compõe de quatro capítulos, que iniciam com uma leitura espacial: “A esquina: seu território e seus limites”, que apresenta cada membro da confraria e como se organizam na ocupação do locus; delimitando fronteiras, respeitadas pelos transeuntes e grupo; prossegue com a percepção da “Construção social do gênero do espaço”, descrevendo a transmutação de espaço público em espaço masculino “privado”, e identificando “A sociabilidade masculina na esquina”, compreendendo como o ethos do grupo é constituído. Conclui com “o que um churrasco num subúrbio carioca poderia nos dizer sobre masculinidade?”, que avalia a contribuição e relevância de sua pesquisa para as Ciências Sociais.

Livro de Rolf Ribeiro de Souza

Editora: Bruxedo

R$ 20,00

Anúncios
Published in: on setembro 25, 2007 at 12:03 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://kitabulivraria.wordpress.com/2007/09/25/a-confraria-da-esquina-o-que-os-homens-de-verdade-falam-em-tornod-e-uma-carne-queimando/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: