HISTÓRIAS DE QUILOMBOLAS: – Mocambos e comunidades de senzalas no Rio de Janeiro, século XIX

12318.jpg 

Em Histórias de quilombolas, Flávio dos Santos Gomes retrata o mundo interligado das senzalas e dos quilombos no Rio de Janeiro do século XIX. Resultado de pesquisa primorosa feita em arquivos policiais e judiciários, o livro descreve com detalhes as ligações dos quilombolas com grupos livres e com os cativos, mostrando como os fugitivos abalavam o equilíbrio das relações escravistas.
A primeira parte do livro conta como, no século XIX, os quilombos de Iguaçu, no recôncavo da Guanabara, resistiram à repressão das autoridades. Taberneiros, pequenos negociantes e escravos comerciavam com eles e os informavam sobre as expedições repressoras.
A segunda parte examina a “insurreição quilombola” de Manoel Congo, em Vassouras, em 1838, de que participaram cativos africanos e “crioulos” (nascidos no Brasil), trabalhadores, domésticos e lavradores – tanto homens como mulheres.
O final reúne histórias dos anos 1870 e 1880 que mostram como a crise de legitimidade do escravismo potencializou o movimento de libertação dos escravos.

Livro: Flávio dos Santos Gomes

Editora: Cia das Letras

R$ 55,50

Anúncios
Published in: on outubro 28, 2007 at 10:17 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://kitabulivraria.wordpress.com/2007/10/28/historias-de-quilombolas-mocambos-e-comunidades-de-senzalas-no-rio-de-janeiro-seculo-xix/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: