O ano em que Zumbi invadiu o Rio

ano-zumbi-big.gif 

“Esse livro é uma antiga idéia minha. Há muito tempo que queria escrevê-lo. … de alguma forma uma atualização do mito de Zumbi de Palmares, um negro de origem angolana, que no Século XVII governou durante muitos anos uma república de homens fugidos da escravidão. Este livro é passado na atualidade e é a história de um antigo coronel da segurança de estado de Angola que após 1992 vai para o Rio de Janeiro e começa a vender armas aos traficantes. Pouco a pouco aquilo que é hoje um conflito entre polícias e bandidos começa a ter contornos mais políticos. Na prática é a história de uma sub-violação das populações das favelas vista pelo olhar de dois angolanos, o ex-coronel da segurança de estado e um jornalista.”
José Eduardo Agualusa

Sentir-se na fronteira da identidade cultural, tendo um pé na África, a cabeça em Portugal e os sentimentos no Brasil, assim Agualusa proclama a existência de uma Lusofonia que não quer calar-se. No processo de criação de O Ano que Zumbi tomou o Rio, o autor realizou várias entrevistas em favelas cariocas, um verdadeiro trabalho de campo que culminou na eloquente história que nos é apresentada neste livro.
A guerra civil não-declarada, entre o crime organizado e o restante da população carioca, aquece o asfalto. Um antigo coronel do Ministério da Segurança de Estado de Angola, que trocou seu país pelo Brasil, fugindo das armadilhas de um amor feroz e ao tormento da memória, prepara esse dia. Um jornalista mergulha no incêndio dos morros cariocas em busca de respostas e perguntas que poucos se atrevem a colocar. Tudo isto acontece agora.
Zumbi, o mítico herói do Quilombo de Palmares, voltou pra tomar o Rio.

Livro de José Eduardo Agualusa

Origem: Angola

Editora Gryphus

R$ 37,00

Anúncios
Published in: on janeiro 6, 2008 at 12:07 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://kitabulivraria.wordpress.com/2008/01/06/o-ano-em-que-zumbi-invadiu-o-rio/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: