Da abolição da escravatura à abolição da miséria:a vida e as idéias de André Rebouças

abolicao.jpg 

Um dos mais combativos abolicionistas, o engenheiro André Pinto Rebouças sabia que com a assinatura da Lei Áurea a abolição da escravatura estaria consumada mas seria uma vitória incompleta. Para ele, era preciso que aos libertos fossem dadas oportunidades de trabalho remunerado e educação, sem as quais os negros apenas trocariam o cativeiro pela miséria.

Além da universalização da educação básica, Rebouças sustentava que os ex-escravos deveriam receber terras para cultivar. Segundo o engenheiro, tais medidas não apenas garantiriam o sustento dos negros como também contribuiriam para o desenvolvimento do país. Para ele, se a educação formava o homem, o trabalho dignificava, independentemente de sua cor, como sua própria trajetória demonstrava. E o latifúndio, tanto quanto o cativeiro, era sinal de atraso. Não se alcançaria o desenvolvimento, portanto, sem uma reforma agrária ordeira e pacífica.
A vida e as idéias de Rebouças, um dos mais importantes brasileiros do século XIX, são os temas centrais deste livro da professora Andréa Santos Pessanha, que a Quartet Editora publica com apoio do Centro Universitário UNIABEU.
Como observa o professor da Universidade Federal Fluminense Humberto Fernandes Machado, André Rebouças era um homem de palavras e de ação. Por isso não se limitou a assinar artigos defendendo a abolição em jornais cariocas da época: em 1884, liderou um grupo de professores e alunos da Escola Politécnica visando acabar com escravidão no Largo do São Francisco, centro do Rio de janeiro.

Livro de André Santos Peçanha

Editora: Quartet

R$ 24,00 
 

Anúncios
Published in: on janeiro 30, 2008 at 11:42 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://kitabulivraria.wordpress.com/2008/01/30/da-abolicao-da-escravatura-a-abolicao-da-miseriaa-vida-e-as-ideias-de-andre-reboucas/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: