Literatura e marginalidade – Um estudo sobre João Antônio e Luandino Vieira

Brasil e Angola possuem muito mais do que o idioma em comum. Ambos têm suas sociedades marcadas pela grande desigualdade social, resultado do passado colonial no qual estavam submetidos a Portugal e consolidado pelas elites que conduziram a história dos dois países.

Esse contexto histórico não deixou de influenciar a produção literária de certos autores nesses dois países. Em Literatura e Marginalidade Vima Lia Martin traz ao leitor o diálogo entre duas importantes obras, Malagueta, Perus e Bacanaço, do brasileiro João Antônio, e Luuanda, do angolano Luandino Vieira. Escritas há mais de quarenta anos, ambas apresentam uma atualidade surpreendente.

Através delas, os autores trazem para a literatura a dura realidade das camadas marginalizadas de Brasil e Angola, problematizando e denunciando – cada um a seu modo – os valores que sustentam a desigualdade social de ambos os países, desestruturando os discursos e as práticas autoritárias colocadas em prática pelas elites. Em suma, desnuda esse descompasso existente entre a norma institucionalizada e a conduta do corpo social que, de algum modo, não a reconhece como legítima.

O sentido desse diálogo proposto pela autora é justamente de comparar esses discursos literários contestadores que dão forma e amplificam o grito dos excluídos. Um diálogo descolonizado que, ao aproximar projetos ficcionais engajados, formulados em língua portuguesa, busca não apenas contribuir para nossa percepção de paralelos sociais e culturais mas, principalmente, ampliar nossa capacidade de apreender as experiências alheias como parte constitutiva de nossa própria humanidade.

Livro de Vima Lia Martin

Editora: Alameda

R$ 40,00

Anúncios
Published in: on maio 18, 2008 at 2:24 pm  Deixe um comentário  
Tags:

The URI to TrackBack this entry is: https://kitabulivraria.wordpress.com/2008/05/18/literatura-e-marginalidade-um-estudo-sobre-joao-antonio-e-luandino-vieira/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: