Tem Gente com fome

Em comemoração aos 100 anos do nascimento do poeta Solano Trindade, a Editora Nova Alexandria lança Tem gente com fome, seu poema mais célebre, transformado em livro infantil com ilustrações de Cíntia Viana e Murilo Silva.

A história descreve o percurso do trem da Leopoldina, no Rio de Janeiro, com trabalhadores voltando para suas casas com fome de comida, de afeto e de justiça.

“Poeta da negritude”, como era conhecido, Solano Trindade foi também, cineasta, pintor, ator e um dos maiores símbolos culturais brasileiros. Sua obra gira em torno dos anseios de liberdade das minorias negras marginalizadas e outras questões sociais. Seus versos também falam do amor, da beleza, da solidão e da vida cotidiana, além de trazer de volta a valentia e as tradições populares afro-brasileiras. Seus poemas ganharam admiração de artistas populares como o Grupo Secos e Molhados, que musicou este mesmo Tem gente com fome e de personalidades como Sergio Milliet, Darcy Ribeiro e Graciliano Ramos.

Solano Trindade nasceu em Recife em 1908 e foi uma das figuras mais expressivas e admiráveis da poesia negra. Era um homem de grande carisma e sensibilidade, não acumulou bens materiais, mas viveu intensamente, como poucos. Com sua poesia vigorosa, cantou o orgulho de sua raça e soube traduzir simplicidade de sentimentos do negro e, por que não? – do povo brasileiro.

Livro de Solano Trindade

Editora: Nova Alexandria

R$ 22,00

Anúncios
Published in: on agosto 14, 2008 at 12:18 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://kitabulivraria.wordpress.com/2008/08/14/tem-gente-com-fome/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: