Todas as cores na educação:contribuições para uma reeducação das relações étnico-raciais no ensino básico

Ana Canen, Ana Lúcia Nunes Penha, Arno Vogel, Azoilda Loretto da Trindade, Celi Silva Gomes de Freitas, Henrique Cunha Jr., José Flávio Pessoa de Barros, Leila Medeiros de Menezes, Luiz Elias Sanches, Luiz Fernandes de Oliveira, Marco Antônio da Silva Mello, Mônica Regina Ferreira Lins, Ricardo César Rocha da Costa e Scheila Ribeiro de Abreu e Silva.

A Lei n. 10.639/03, que modificou a Lei n. 9.394/96 (LDBEN), tornando obrigatório o ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, públicos e privados, é o ponto de partida para a produção deste livro, que trata de temas como:
Apontamentos para a construção de um mapa étnico-racial do município de Macaé; o racismo no cotidiano escolar; a educação brasileira e o currículo a partir de um olhar multicultural; história e cultura africana e os elementos para uma organização curricular; escravidão e abolição no município de Macaé; a criança, a escola e a herança africana no Brasil; imagens de liberdade da população negra no Brasil; a identidade verde-rosa da nação mangueirense; marxismo e candomblé na obra de Edison Carneiro; encontro e desencontro de duas tradições religiosas, o vodu e o candomblé; perfil da juventude de Macaé como contribuição para a formulação de políticas públicas; e juventude negra e violência, um extermínio anunciado.
Segundo seus organizadores, o livro se insere numa luta de diversas entidades e personalidades negras de nossa história, “que não se curvaram diante da opressão racista e das ideologias e mitos que tentavam, e tentam até hoje, negar o racismo existente no Brasil”. Por isso sua leitura é fundamental para todos os que acreditam na construção de uma cidadania baseada na interculturalidade.

Livro de José Flávio Pessoa de Barros e Luiz Fernandes de Oliveira (Orgs.)

Editora: Quartet

R$ 34,00

Anúncios
Published in: on outubro 9, 2008 at 8:06 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://kitabulivraria.wordpress.com/2008/10/09/todas-as-cores-na-educacaocontribuicoes-para-uma-reeducacao-das-relacoes-etnico-raciais-no-ensino-basico/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: