Histórias, Culturas e Territórios Negros na Educação:Reflexões docentes para uma reeducação das relações étnico-raciais

capa_territorios.indd

Livro de : Alexandre do Nascimento, Amauri M. Pereira, Luiz Fernandes de Oliveira, Selma M. da Silva (orgs.)

Preocupada com o cumprimento da legislação e reconhecendo as reivindicações de educadores e do movimento social negro, a Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (Faetec) resolveu reconhecer e oficializar a proposta de constituição de um Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros formulada por um movimento interno de professores em 2005 e 2006. Tal reconhecimento e oficialização aconteceram em 2007 com a criação do Núcleo de Estudos Étnico-Raciais e Ações Afirmativas (Neera), no âmbito da Divisão de Inclusão da instituição.

Na Resolução que criou e regulamentou o Neera, publicada no Diário Oficial do Estado do Rio de Janeiro em 20 de agosto de 2007, aparece como uma das competências do Núcleo “Produzir e divulgar publicações acadêmicas, material didático-pedagógico, exposições e suportes audiovisuais resultados de pesquisas e investigações em educação das relações étnico-raciais e História e Cultura Africana e Afro-Brasileira”.

Este livro apresenta reflexões teóricas e estudos científicos que docentes da Faetec e do Centro Universitário da Zona Oeste (Uezo) vêm acumulando a partir de práticas políticas, pesquisas acadêmicas e experiências em sala de aula. É o início de um novo tipo de produção na Faetec.

Maria Cristina Lacerda Silva
Vice-Presidenta Educacional da Faete

Editora: e-papers

R$ 22,00

 

Anúncios
Published in: on janeiro 5, 2009 at 4:41 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://kitabulivraria.wordpress.com/2009/01/05/historias-culturas-e-territorios-negros-na-educacaoreflexoes-docentes-para-uma-reeducacao-das-relacoes-etnico-raciais/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: