“RAÇA” Debate Público no Brasil

Raça e Debate público no Brasil mostra como no Brasil os apelos da promoção  racial e do multiculturalismo operqam contemporaneamente na retórica política , na retórica ideológica e nas instituições . A ambiguidade da “raça”  no contexto político-institucional  brasileiro é a mais cabal evidência de que vivemos  um processo de racialização  através dos quais seus militantes e simpatizantes se autoproclamam os únicos protagonistas da luta antirracista no Brasil.

Intelectuais, governo, Ongs e movimentos sociais contribuem para tornar ainda mais polêmico e politizado o fenômeno da racialização, promovendo rodadas de debates e embates, lançando manifestos, como há muito não se via no cenário público brasileiro. O Brassil parece finalmente se alinhar aos países que celebram o multiculturalismo, o reconhecimento da diferença, a reparação histórica e o orgulho racial. Há que se perguntar o quanto do Brasil desenhado pelo habitus da mistura, da miscigenação, irá se retrair diante da rigidez dos purismos “raciais” e identitários.

Livro de Monica Grin

Editora Mauad

R$ 39,00

Anúncios
Published in: on outubro 19, 2010 at 2:25 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://kitabulivraria.wordpress.com/2010/10/19/raca-debate-publico-no-brasil/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: