HISTÓRIA CULTURAL: ENSAIOS SOBRE LINGUAGENS, IDENTIDADES E PRÁTICAS DE PODER

Um mosaico de possibilidades de análise abertas pela História Cultural. Questões de cultura popular e cultura de elite – sem se contraporem, discursos, literatura, imprensa, memória, identidade e produção intelectual norteiam os textos apresentados neste livro. Ou, como salienta William Martins na apresentação, os textos presentes no livro ressaltam a “importância da análise das linguagens, das identidades e das práticas de poder em diferentes contextos históricos”.

:::: SOBRE OS ORGANIZADORES:

Gisele Sanglard

Mestra em história social da cultura (PUC-RJ) e doutora em história das ciências e da saúde (Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz), é autora da tese “Entre os salões e o laboratório: filantropia, mecenato e práticas científicas – Rio de Janeiro, 1920-1940”, com menção honrosa no Prêmio O Globo de Revitalização do Rio de Janeiro (2005). Atualmente é professora do Mestrado em História da Universidade Severino Sombra (USS) e pesquisadora visitante na Casa de Oswaldo Cruz (FIOCRUZ/FAPERJ), desenvolvendo pesquisa sobre assistência no Rio de Janeiro durante a Primeira República.  É líder do grupo de pesquisa do CNPq Laboratório de Estudos sobre Sociedades e Culturas (LESC) da USS. Foi laureada com o Prêmio ABL História e Ciências Sociais (2009) por seu livro Entre os salões e o laboratório: Guilherme Guinle, a ciência e a saúde no Rio de Janeiro (1920-1940).
 William de Souza Martins

 
Possui graduação e mestrado em história pela UFF e doutorado em história social pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, é professor adjunto de História Moderna e Contemporânea do Departamento de História da UFRJ. Tem experiência no ensino superior de história, com ênfase em História do Brasil, nos períodos colonial e imperial e História Moderna. No que tange às atividades de pesquisa, já trabalhou com as seguintes temáticas: Igreja Católica – ordens religiosas; ordens terceiras no Rio de Janeiro – história; costumes populares – Rio de Janeiro século XIX.

 EDITORA: APICURI

R$: 45,00


Anúncios
Published in: on janeiro 18, 2011 at 11:05 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://kitabulivraria.wordpress.com/2011/01/18/historia-cultural-ensaios-sobre-linguagens-identidades-e-praticas-de-poder/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: