OS SPORTS E AS CIDADES BRASILEIRAS: TRANSIÇÃO DOS SÉCULOS XIX E XX

No Brasil, na transição dos séculos XIX e XX, a pretensão e o desejo de ser moderno não foi algo que esteve contemplado somente nos projetos da sua capital à época, o Rio de Janeiro. Tratou-se de algo observável em várias cidades. Nesse sentido, a configuração dos fenômenos socioculturais que emergiram nesse cenário, entre os quais o esporte, estabeleceu múltiplos diálogos com o cenário internacional, em parte se aproximando (ou buscando se aproximar) de uma representação macro/alheia, em parte relendo-a pelas lentes locais.
Partindo desse olhar, um desafio foi lançado aos autores dessa obra: como podemos observar essa dupla natureza de diálogo no desenvolvimento da prática esportiva em algumas cidades brasileiras, no âmbito da construção de um projeto de modernidade? O que tem de relação com o cenário internacional e o que tem de peculiar?
Esse livro é resultado de um esforço coletivo. Apresenta a produção de 17 autores sobre 13 cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Curitiba, Salvador, Florianópolis, Porto Alegre, Recife, Santos, Juiz de Fora, Aracaju, Natal, Belém. Ao final, esboça-se um esforço de comparação, primeiros passos para que possamos vislumbrar a possibilidade de tecer sínteses históricas mais amplas.

 

 :: SOBRE O ORGANIZADOR:

Victor Andrade de Melo 
 

Professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Programa de Pós-Graduação em História Comparada e Escola de Educação Física e Desportos). Coordenador do “Sport”: Laboratório de História do Esporte e do Lazer. Bolsista de produtividade em pesquisa/CNPq.  

EDITORA: APICURI

R$: 40,00

Published in: on janeiro 18, 2011 at 10:59 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://kitabulivraria.wordpress.com/2011/01/18/os-sports-e-as-cidades-brasileiras-transicao-dos-seculos-xix-e-xx/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: