RELÂMPAGOS EM TERRA

Desde os anos 1980, Valentinous Velhinho tem poemas dispersos em várias publicações como Sopinha de Alfabeto, jornal Artiletra, revista Fragmentos e na antologia Mirabilis – de veias ao sol. Em 1995, finalmente o poeta dá aos seus poemas a estampa do livro com o rompedor “Relâmpagos em Terra”.
A originalidade de Velhinho caracteriza-se por uma linguagem rebuscada, por metáforas insólitas e surreais, figuras como o paradoxo, a inversão e a ironia perpassam as diferentes experimentações estético-formais aos quais a excelência é sempre atingida pelo poeta. De longos poemas em versos livres, dísticos, tercetos, hai-kais e até sonetos são utilizados para demonstrar as estações do ano transfiguradas para “a Loucura, a Morte, a Solidão e o Desespero”, temas que são excessivamente trabalhados. Para além do extensivo mar que banha sua poesia formado pelas referências universais, com raras citações a sua Calheta, a terra natal, a celebração a poetas como Fernando Pessoa, Valentinous desfila suas imagens inusitadas e impactantes a cortar nossas retinas como os relâmpagos do céu, versos estrondeantes que ressignificam a noção de tempo, oferecendo-nos um “tenuíssimo sempre” de prazer.
Este primeiro livro de Valentinous Velhinho, heterônimo de Valdemar Valentino Velhinho Rodrigues, veio para atestar a elevada qualidade de uma poesia ímpar, deste que é um dos grandes nomes da literatura contemporânea de Cabo Verde.
Ricardo Riso
 
EDITORA: ARTILETRA
 
R$: 25,00
Published in: on março 23, 2011 at 2:33 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://kitabulivraria.wordpress.com/2011/03/23/relampagos-em-terra/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: