O MEDO DO CRIME NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

Neste livro apresentamos um estudo sobre o medo do crime, interpretando-o como uma reação emocional diante de um perigo real ou imaginário. A abordagem empregada aqui entende que o perigo é determinado por crenças construídas no decorrer de experiências culturais e sociais. Denominamos essas crenças de Crenças de Perigo. Partimos da ideia de que essas crenças são uma ligação entre a realidade e a imaginação, que conecta o conhecimento do indivíduo as suas experiências reais de vida, a partir das trocas com os outros.

 Para entender essa abordagem, propomos o Modelo de Crenças de Perigo, que se refere à construção de crenças de que alguma coisa ou alguém é perigoso. As crenças de perigo abordadas por este modelo são construídas a partir de experiências sociais, políticas, históricas e culturais dos indivíduos e como estes as absorvem. Procuramos demonstrar como essas crenças de perigo são estímulos que podem resultar na reação emocional de medo e influenciar o comportamento e a qualidade de vida das pessoas. Segundo este modelo, as crenças de perigo ultrapassam os riscos reais na sociedade e fazem com que a população fique em estado de alerta contra a criminalidade.

AUTOR: DORIAM BORGES

EDITORA: APPRIS

R$: 48,00

Published in: on fevereiro 9, 2012 at 10:52 am  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: https://kitabulivraria.wordpress.com/2012/02/09/o-medo-do-crime-na-cidade-do-rio-de-janeiro/trackback/

RSS feed for comments on this post.

Deixe uma resposta

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: