O BRASIL: TERRITÓRIO E SOCIEDADE NO INÍCIO DO SÉCULO XXI

8501059390.jpg 

O Brasil brasileiro é hoje apenas letra de música. Em seu mais recente livro, O BRASIL: TERRITÓRIO E SOCIEDADE NO INÍCIO DO SÉCULO XXI, o geógrafo Milton Santos, em parceria com María Laura Silveira, mostra como deixamos a idéia de uma nação brasileira a cargo do mercado global: “o território brasileiro é o espaço nacional de uma economia internacionalizada,” explica. O livro é o resultado de um projeto de pesquisa no qual o geógrafo e sua equipe trabalharam por vinte e cinco anos e derruba mitos nos quais estudiosos têm amparado suas teorias geográficas. Uma obra inovadora, principalmente por se recusar a ser um mero inventário, como os antigos livros sobre o assunto. Um marco de renovação da disciplina.
Milton Santos usa o território como uma metáfora do que acontece no país. Da pobreza do Nordeste, passando pela inovação do Centro-Oeste até a importância econômica do Sudeste, o autor mostra que o indivíduo é condicionado pelo meio. A casa, o bairro, o percurso que faz, tudo isso molda sua forma de ver o mundo. Antes, o território era visto apenas como uma tela vazia, à espera da população para escolher as cores, escrever a sua história. “Hoje, o território finalmente é visto como também um ator,”, analisa o autor.
Em O BRASIL: TERRITÓRIO E SOCIEDADE NO INÍCIO DO SÉCULO XXI, Milton Santos mostra que o que se aprendeu e ensinou sobre geografia era equivocado. Com linguagem acessível, ele oferece uma visão globalizadora da realidade nacional, através de um de seus aspectos mais integradores: o próprio território. “O território de uma país é um fenômeno dinâmico que tanto pode ser usado a serviço das grandes empresas como em benefício da população,” diz o geógrafo.
O autor explica como, onde, por quem, por quê e, principalmente, para quê o território é usado. Sem nunca subestimar ou esquecer as diferenças entre suas regiões: “O território é um organismo vivo. A cidade, por exemplo, reage ao capitalismo de forma completamente diversa do campo.” E ainda prevê mudanças nesse mecanismo, como um êxodo rural preocupante ainda nesta década. O BRASIL: TERRITÓRIO E SOCIEDADE NO INÍCIO DO SÉCULO XXI analisa como cada localidade acolhe as modernizações, cristaliza usos antigos e guarda novas racionalidades. Uma redescoberta do Brasil aos olhos de uma nova geografia, preocupada com as características sociais, históricas e econômicas de um povo em constante mutação.

Livro de Milton Santos

Editora Record

R$ 58,00

About these ads
Published in: on junho 17, 2007 at 1:18 pm  Deixe um comentário  

The URI to TrackBack this entry is: http://kitabulivraria.wordpress.com/2007/06/17/o-brasil-territorio-e-sociedade-no-inicio-do-seculo-xxi/trackback/

Feed RSS para comentários sobre este post.

Deixe um comentário

Faça o login usando um destes métodos para comentar:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 38 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: